08 de julho de 2025 - Email: [email protected]


MPRO debate regularização fundiária e transferência de terras em Rondônia

O Ministério Público de Rondônia (MPRO) participou, na manhã desta quarta-feira (12/2), de uma reunião na Secretaria Estadual de Patrimônio e Regularização Fundiária (Sepat), em Porto Velho, para acompanhar as tratativas sobre a transferência de glebas e terras devolutas arrecadadas pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) ao Estado de Rondônia.

O encontro contou com a presença do coordenador do Grupo de Atuação Especial do Meio Ambiente (Gaema), Promotor de Justiça Pablo Hernandez Viscardi, e a Promotora de Justiça Valéria Giumelli Canestrini. A reunião também reuniu representantes de outros órgãos, incluindo o Tribunal de Justiça e o Tribunal de Contas, visando acompanhar as tratativas.

A transferência das terras públicas para o Estado é prevista em legislações federais e estaduais. Segundo os participantes, o governo estadual tem investido na capacitação de servidores e na estruturação de órgãos para conduzir a regularização fundiária.

A não transferência das glebas e a falta de regularização das terras devolutas impactam diretamente a organização territorial e a segurança jurídica dos ocupantes. Além disso, há reflexos ambientais, pois a indefinição das áreas facilita invasões e a grilagem de terras.

Terras devolutas são áreas públicas que nunca integraram o patrimônio de um particular e que não possuem destinação específica pelo Poder Público. Em Rondônia, o governo identificou 333.863 hectares dessas terras, que estão em processo de arrecadação.

O MPRO acompanha as discussões sobre a regularização fundiária com o objetivo de garantir que o processo ocorra de forma legal e transparente. O acompanhamento do órgão busca evitar conflitos agrários, assegurar a correta destinação das terras públicas e proteger o meio ambiente e comunidades que podem ser impactadas pela regularização.

Gerência de Comunicação Integrada (GCI)

[print-me]

Mais notícias sobre cidades de Rondônia

Denúncias graves de funcionários do hospital regional de Vilhena, Não recebemos...

A pagina de humor de Vilhena conhecida como " Vilhena depressão", durante um momento de entrosação com seus seguidores recebeu denuncias de funcionários do...

Governador de Rondônia permanece em Israel durante conflito com Irã, relata...

Porto Velho, RO – Nesta segunda-feira, 16 de junho de 2025, o governador de Rondônia, Coronel Marcos Rocha (União Brasil), concedeu entrevista à CNN...

Senadores de Rondônia pedem investigação sobre contratos milionários com consultorias suspeitas...

PORTO VELHO (RO) - Os senadores Marcos Rogério (PL-RO) e Jaime Bagattoli (PL-RO) levantaram suspeitas sobre a gestão do Banco da Amazônia (Basa), principal...

Prefeitura de Candeias do Jamari abre processo seletivo na Saúde com...

A Prefeitura de Candeias do Jamari, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), anunciou nesta semana o Edital nº 01/2025/SEMUSA, que estabelece a abertura de...